Sobre o PPGDg

O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg) iniciou suas atividades no dia 13 de Janeiro de 2012, quando aconteceu a primeira reunião relativa ao processo de implantação e consolidação do curso de Mestrado em design (nível Acadêmico), após a sua aprovação e recomendação durante a 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), CAPES, realizada entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2011, em Brasília. Atualmente, o PPGDg apresenta-se como curso recomendado e avaliado com a nota 3, obtida na avaliação trienal da CAPES (2013-2026).

O Programa vem oferecendo processo seletivo anual contemplando vagas destinadas às ações afirmativas e ao programa de qualificação de funcionários da UFMA, dispondo de vagas para ampla concorrência e para as categorias citadas. No geral, o programa vem capacitando e formando mestres em Design das mais variadas regiões do país (como: Maranhão, Piauí, Pará, Ceará, São Paulo, Goiás) e, também, de outros países (México, Costa Rica e Chile). Importante destacar que, no momento, é o único mestrado acadêmico da região amazônica.

Entendendo design de produto de uma forma ampla, buscam-se as relações das tecnologias, processos e produtos com o meio ambiente, incluindo-se as pesquisas sobre materiais, sustentabilidade em suas diversas dimensões, contemplando a diversidade das relações humanas e os processos criativos, enfatizando as especificidades da Amazônia Legal, envolvendo questões do norte e nordeste do país.

A produção de conhecimentos e tecnologias digitais e multimídia também contribuem para o design de produtos que possam garantir a rapidez nas trocas de informações como um todo otimizando a relação ser humano + mais que humanos + sistemas + ambiente vivido.

A partir de uma abordagem holística, considerando os aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais, organizacionais e ambientais, estuda as ações ergonômicas e as relações com o Design, que resultem na melhoria das condições de trabalho e lazer, a partir do planejamento e avaliação de atividades, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, aspirações, habilidades e limitações dos seres humanos, buscando abranger o maior número de usuários.

O objetivo geral do PPGDg é produzir conhecimentos e tecnologias a respeito do desenvolvimento de produtos, em nível de pesquisas descritivas e experimentais, buscando a qualidade de vida da população, a sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica. O design, como um campo interdisciplinar, possibilita o enfrentamento de desafios contemporâneos com o seu estratégico reenquadramento como oportunidades de reflexão e mitigação de problemas sociais e tecnológicos, gerando visões de futuros para a sociedade.

O curso de mestrado em Design da UFMA busca oferecer aos seus discentes a oportunidade de estender e aprofundar, de maneira autônoma, conhecimentos obtidos na graduação em design e em áreas afins, contemplando-se o caráter interdisciplinar do campo. Propõe, ainda, a formar docentes pesquisadores e profissionais interessados em aumentar seu potencial de geração, difusão e otimização de conhecimentos estéticos e técnicos, relacionados com o processo produtivo de bens, serviços e significados sociais.