Dissertações defendidas

Confira os downloads disponíveis em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/635

  1. Análise de jogos digitais aspectos da linguagem visual relacionados às estratégias de navegação e processos da comunicação interativa em dispositivos portáteis – Bruno Serviliano Santos Farias.
  2. Design e sustentabilidade ambiental: potencialidade de aproveitamento da pele da pescada amarela – Camila Andrade dos Santos.
  3. Cerâmica do quilombo de Itamatatiua: interações do design com o artesanato voltadas à sustentabilidade – Glauba Alves do Vale Cestari.
  4. Avaliação dos significados cognitivos atribuídos aos gestos interativos de mãos livres em softwares com ambiente virtual 3D: uma abordagem semiótica – Inaldo Azevedo Maia Filho.
  5. Estratégias de design sustentável para construção de identidades Terroir no Maranhão – Isabela Carla Bastos Ribeiro.
  6. Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais – João Rocha Raposo.
  7.  Contribuições do design para o desenvolvimento sustentável da produção artesanal – Márcio James Soares Guimarães.
  8. A apresentação gráfica e de conteúdo informacional e a compreensibilidade de sinais de advertência: o caso das embalagens de brinquedos comercializadas em São Luís-MA – Patrícia Régia Sodré Nicácio.
  9.  Padrões de design de interação para aplicativos de comércio televisivo com foco na experiência do usuário – Rosendy Jess Fernandez Galabo.
  10. Desenvolvimento de Heurísticas para a Avaliação das Regras de Jogos de Tabuleiro a partir da Modelagem de Interação e da Avaliação de Usabilidade – Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.
  11. Ícones digitais da ferramenta de autoria de objeto de aprendizagem Cacuriá: uma proposta – Jesiel de Sales Pontes.
  12. Levantamento e análise do processo projetual de artefatos multimídia populares – aparelhagens – João Roberto dos Santos Soares.
  13. Análise da adição de resíduo de ossos bovinos e rochas ornamentais em massa cerâmica branca para utilização em processos de conformação – Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães.
  14. Usabilidade em sites de literatura infantil: estudo de caso Portal Biblon – Luciana Santos Sousa.
  15. Ecoeficiência e gestão do design: conceitos para proposta de Programa de Gestão Ambiental para a Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Lílian Thais Cantanhêde Rocha.
  16. Design e Estratégia: a identificação dos impactos ambientais nos processos da construção civil, um estudo de caso na Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Mariana Sousa Valporto.
  17. Implicações do uso de smartphones como ferramentas de interatividade para participação no contexto da celebração da santa missa – Pablo Diego de Araújo Neves.
  18. Estratégias de design sustentável para a valorização dos recursos locais a partir do estudo da cadeia do babaçu no município de Itapecuru Mirim – Valquíria Aires Viegas.
  19. Análise de pictogramas (ícones) em aplicativos de smartphones: o caso do APP Meu Ônibus MOB – São Luís – Alexsandro Pereira Soares.
  20. Design de sistemas para a sustentabilidade: estratégias para o turismo ecoeficiente no centro histórico de São Luís – Bruno Charles Oliveira Sousa.
  21. Criação de e-book como ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior: uma análise dos elementos gráficos do design – Davidson Lima Barros.
  22. Análise da adição de resíduos de rochas ornamentais em massa cerâmica vermelha para a utilização em processos de conformação por prensagem – David Guilhon.
  23. A experiência do usuário (UX) em interfaces gráfico-informacionais: um estudo de caso dos aplicativos de educação em saúde da UNASUS/UFMA – Eurides Florindo de Castro Junior.
  24. Usuário infantil e e-book: um olhar para o portal Biblon – Edilson Thialison da Silva Reis.
  25. A multimídia na apresentação de projetos de arquitetura e design de interiores: a comunicação com o público idoso – Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino Castro.
  26. Avaliação de compósito obtido de resíduos da construção civil e PET – Jamerson Araújo Farias.
  27. Padrões de interação para ferramentas de autoria de storytellings infantis – Pamela Torres Maia Beckman da Cruz.
  28. Avaliação de componentes informacionais de etiquetas de roupas: o caso de etiquetas de roupas infantis de 0 a 7 anos em São Luís – MA – Tatiana Barros de Oliveira Nunes.
  29. Ficha técnica no processo de desenvolvimento de produtos de vestuário: considerando o conteúdo informalidade – Ana Laís de Oliveira Monte.
  30. Mídias dinâmicas em book apps infantis: a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura – Daniella Carvalho Pereira dos Santos.
  31. O usuário idoso e as interfaces de autoatendimento bancário: estudo de caso com um banco brasileiro – Erika Veras de Castro.
  32. Sistemas de interação e navegação em livros digitais: proposta de modelo de análise descritivo-normativo – Felipe de Souza Ladeira.
  33. Bloco de adobe: efeitos da adição de fibra do epicarpo do babaçu – Francisco Armond do Amaral.
  34. Contribuição do design estratégico para a mobilidade urbana de são luís: análise estratégica dos terminais de integração – Marcus Gusmão Ferreira Santos Silva.
  35. No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de produtos – Nayara Chaves Ferreira Perpetuo.
  36. A influência da articulação tipográfica na legibilidade, leiturabilidade e usabilidade de um aplicativo de bulário: uma análise do aplicativo móvel MedSUS – Ricardo Jessé Santana da Costa.
  37. Estética visual e experiência do usuário em interfaces humano-computador: um estudo de caso de sistemas de gestão de atividades de ensino (SiGAEs) – Waldeilson Paixão Souza da Silva.
  38. Cores locais: Práticas, saberes e ressignificações dos usos de tingimentos naturais – Cláudia do Rosário Matos Nogueira.
  39. O que tenho e o que preciso: o morador do “Minha casa minha vida” e o uso de placas cerâmicas – Izabel Cristina Melo de Oliveira Nascimento.
  40. Padrões de design de interação para Sistemas de Recomendação – Leanjoelson Souza Andrade.
  41. Design de produção na narrativa transmídia: recomendações para projeto visual em múltiplos suportes midiáticos – Lucas de Moura Kurz.
  42. Um estudo sobre a apropriação de acordo com a experiência do usuário: a estética da forma de embalagens de água mineral gourmet – Luciano César Cerveira Tavares.
  43. O avesso: alcances e limites da consultoria em design na Associação de Mulheres da Agulha Criativa, em São João dos Patos – MA – Márcio Soares Lima.
  44. Artefatos de design: Uma análise do processo de criação com base na gamificação – Paulo Roberto Martins Coelho.
  45. Correspondências por meio de ferramentas de design: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?) – Raiama Lima Portela.
  46. Percepção do risco pela percepção do formato e pela cor de embalagens de produtos químicos – Ricardson Borges Vieira.
  47. Colaboração e correspondências: o design participativo no complexo de valores da renda de bilro na Raposa – MA – Camila de Padua Aboud.
  48. Compósito de solo-cimento e resíduos de construção e demolição: perspectivas de materiais sustentáveis – Julyana da Silva Lima.
  49. A produção de biojoias e sua correlação com os aspectos de uso: o estudo de caso das artesãs do Ceprama – Keila V. Fernandez.
  50. O design no processo de gamificação: reabilitação de pacientes com sequelas motoras Pós-AVC – Larissa Karla Reis Sá Alves.
  51. Marcas: avaliação da gestão do Design em microempresas – Marina S. S. Lavareda.
  52. Design de informação e interação: um estudo exploratório em portais de Assessorias de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior – Maureen Cerveira Carvalho.
  53. O aproveitamento do resíduo sólido de polietileno de baixa densidade na produção de ladrilhos hidráulicos – Mauro Souza Reis.
  54. A representação tridimensional física e a ergonomia no projeto de produtos: a visão de professores, estudantes e profissionais do design – Paula dos Santos Maia.
  55. Desenvolvimento de vidrado cerâmico mediante incorporação de resíduos sólidos – Railde Paula Diniz Araujo.
  56. Comportamento intuitivo no preparo de equipes cirúrgicas e a percepção da equipe: o caso de um hospital privado em São Luís, Maranhão – Raissa Muniz Pinto.
  57. Elementos visuais no design de interface: Uma análise da usabilidade e jogabilidade de jogos digitais de consoles portáteis – Ana Carolina Generoso de Aquino.
  58. Ferramenta auditiva (áudio 3D): estudo da satisfação do deficiente visual na interação com interfaces digitais (smartphones) – Ana Paula Araújo Trinta.
  59. A customização automotiva sob a ótica do design emocional – Antonio Pires Farias Junior.
  60. Características anatômicas tipográficas e sua influência no reconhecimento da letra: estudo dos materiais didáticos para terceira idade na UNITI/UFMA – Arthur José Silva Marques.
  61. A personalização de interfaces gráficas de ferramentas de autoria de e-books com foco nas necessidades dos usuários: Estudo de Caso da SAITEBooker – Camila Santos de Castro e Lima.
  62. Cultura construtiva à luz do design territorial: a valorização de um saber tradicional na comunidade de Canelatiua localizada em Alcântara – MA – Fabiana Aquino de Moraes Rêgo.
  63. Caretas e máscaras: design em correspondências com os materiais no artesanato da Costa Rica e do Maranhão – Gloriana Solis Alpizar.
  64. Design participativo para cultura patrimonial: contribuições metodológicas no bairro do desterro – Centro Histórico de São Luís – MA –  Nathalia Rodrigues Pinheiro.
  65. Caracterização de identidade cultural em projeto gráfico de curta animação – Nikole Melo de Mendonça.
  66. O processo projetual do design de interiores e a integração dos princípios da sustentabilidade; foco na dimensão econômica – Pedro Rocha Sousa Filho.
  67. Reciclagem de resíduos da bauxita em ladrilhos hidráulicos – Rodrigo Andrés Martínez Torres.
  68. A tradição do punhado: avaliação da incorporação da cinza de taquipé (Triplaris sp.) em argila vermelha na produção artesanal – Samuel da Silva Miranda.
  69. Correspondências por meio de sementes: saberes, sustentabilidade e produção artesanal – Tayomara Santos dos Santos.
  70. Narrativas do design em livros digitais: Experiência de Leitura e Compreensão Literal do Usuário Infantil da Geração Alpha – Thaís Lemos Lima.
  71. Design de base popular: o caso do trabalho dos vendedores ambulantes em São Luís – MA; foco na função prática – Yrisvanya Joana Macedo.
  72. Correspondências para um design autônomo tzeltal: práticas num laboratório de design para criadoras de tecidos em Chiapas – Zita Carolina González Guzmán.
  73. Design participativo com usuários transgêneros – Rafael Ricarte de Souza.
  74. Escala Auditiva Binaural: validação de uma ferramenta de avaliação da satisfação considerando as pessoas com deficiência visual – Débora Regina Silva Campos.
  75. Reconhecimento e Memória: Um estudo sobre cegueira botânica e azulejos do Centro Histórico de São Luís – MA – Susana dos Santos Dominici.
  76. O Patrimônio Azulejar de São Luís – MA e a relação das pessoas com os produtos inspirados nos objetos culturais – Keity Lílian Barbosa Martins Silva.
  77. Modelagem plana do vestuário: aplicação e experiências de design participativo – Élida Belquice de Araújo Santiago.
  78. A percepção do Design no desenvolvimento de StartUps do Programa Inova Maranhão – André Álvares Fernandes da Silva.
  79. Experimento com resíduos de Juçara: design participativo e práticas de correspondências na comunidade do Maracanã-MA – Caroline Pedraça Santos.
  80. Contribuições do Design Educacional para processos de Gamificação – Silvestre Matos de Carvalho
  81. RESÍDUO DE MADEIRA: um estudo exploratório do potencial industrial para o desenvolvimento de novos revestimentos – Andréa Souza Saad Petrus.

  82. Conhecimentos tácito e técnico: implementações na função prática de artefatos de apoio à venda de trabalhadores informais em São Luís-MA – André Luís de Oliveira Lima.
  83. Experimentos de design na educação online: a criação participativa do conhecimento no ensino superior de design por meio de sondas – Pedro Paulo Bezerra Rodrigues.
  84. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR TRABALHADORAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE SÃO LUÍS – MA: prospecção no Design – Mayanne Camara Serra.
  85. Estratégia do Design para a Gestão da cultura empreendedora de micro e pequenos empreendedores – Camila Ferreira Santos
  86. Perspectivas no design sustentável: uma análise comparativa entre telhas convencionais e telhas de concreto com resíduo de bauxita – Mayara Maluf Gomes.
  87. Design de interação em jogos digitais: análise da mecânica estrutural em smartphones – Laís Soares Nehme.
  88. O DESIGN NA LINGUAGEM CINEMATOGRÀFICA: Uma proposta de análise da imagem – Melissa Almeida Silva.
  89. Contribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiras – Alessandra Maria de Aguiar Xavier.
  90. PROJETO COMUNITÁRIO: uma análise à luz do Design participativo – Flavia Helena Mello Moraes Correia.
  91. O OLHAR DO DESIGN NA PSICOSE INFANTIL: uma experiência com os livros digitais – Anne Ramayhara Mendes Gomes.
  92. Metodologia Ativa Aplicada ao Ensino de Técnicas de Ilustrações em Cursos de Design – José de Ribamar Mattos Júnior.
  93. As terras de Monge Belo: as práticas locais e o design participativo relacional na produção dos colorantes naturais – Gabriela Ramos Ferreira.
  94. Metrificação da memória de trabalho nos elementos do material design: experimento em um protótipo para smartphone – Lucas Mendes Pinheiro.
  95. Intervenção ergonômica no trabalho em olarias artesanais: o caso do município de Rosário – MA – Ana Tássia Silva.
  96. Chatbots: Um estudo sobre sistemas conversacionais e a experiência das pessoas usuárias sob a perspectiva de uma nova interação – Tainara Serra Costa.
  97. Ergonomia e Home Offices: uma intervenção ergonômica no trabalho de mulheres autônomas em estado gestacional; o caso de São Luís – MA – Ludmilla Bragança Veloso.
  98. AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE: design participativo com os produtores dos bordados do Boi da Floresta – Priscilla Penha Coelho.
  99. Acessibilidade de Usuários com Deficiência Visual: Contribuições do Design de Informação e Interação para Interface de Portal de Periódicos Científicos – Iraceles Cardoso Luzo
  100. Design de Serviço e atmosfera do ambiente: Um estudo de caso em um supermercado gourmet em São Luís/MA – Rebeca Gomes Batista Rodrigues