Confira os downloads disponíveis em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/635
- Análise de jogos digitais aspectos da linguagem visual relacionados às estratégias de navegação e processos da comunicação interativa em dispositivos portáteis – Bruno Serviliano Santos Farias.
- Design e sustentabilidade ambiental: potencialidade de aproveitamento da pele da pescada amarela – Camila Andrade dos Santos.
- Cerâmica do quilombo de Itamatatiua: interações do design com o artesanato voltadas à sustentabilidade – Glauba Alves do Vale Cestari.
- Avaliação dos significados cognitivos atribuídos aos gestos interativos de mãos livres em softwares com ambiente virtual 3D: uma abordagem semiótica – Inaldo Azevedo Maia Filho.
- Estratégias de design sustentável para construção de identidades Terroir no Maranhão – Isabela Carla Bastos Ribeiro.
- Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais – João Rocha Raposo.
- Contribuições do design para o desenvolvimento sustentável da produção artesanal – Márcio James Soares Guimarães.
- A apresentação gráfica e de conteúdo informacional e a compreensibilidade de sinais de advertência: o caso das embalagens de brinquedos comercializadas em São Luís-MA – Patrícia Régia Sodré Nicácio.
- Padrões de design de interação para aplicativos de comércio televisivo com foco na experiência do usuário – Rosendy Jess Fernandez Galabo.
- Desenvolvimento de Heurísticas para a Avaliação das Regras de Jogos de Tabuleiro a partir da Modelagem de Interação e da Avaliação de Usabilidade – Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.
- Ícones digitais da ferramenta de autoria de objeto de aprendizagem Cacuriá: uma proposta – Jesiel de Sales Pontes.
- Levantamento e análise do processo projetual de artefatos multimídia populares – aparelhagens – João Roberto dos Santos Soares.
- Análise da adição de resíduo de ossos bovinos e rochas ornamentais em massa cerâmica branca para utilização em processos de conformação – Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães.
- Usabilidade em sites de literatura infantil: estudo de caso Portal Biblon – Luciana Santos Sousa.
- Ecoeficiência e gestão do design: conceitos para proposta de Programa de Gestão Ambiental para a Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Lílian Thais Cantanhêde Rocha.
- Design e Estratégia: a identificação dos impactos ambientais nos processos da construção civil, um estudo de caso na Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Mariana Sousa Valporto.
- Implicações do uso de smartphones como ferramentas de interatividade para participação no contexto da celebração da santa missa – Pablo Diego de Araújo Neves.
- Estratégias de design sustentável para a valorização dos recursos locais a partir do estudo da cadeia do babaçu no município de Itapecuru Mirim – Valquíria Aires Viegas.
- Análise de pictogramas (ícones) em aplicativos de smartphones: o caso do APP Meu Ônibus MOB – São Luís – Alexsandro Pereira Soares.
- Design de sistemas para a sustentabilidade: estratégias para o turismo ecoeficiente no centro histórico de São Luís – Bruno Charles Oliveira Sousa.
- Criação de e-book como ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior: uma análise dos elementos gráficos do design – Davidson Lima Barros.
- Análise da adição de resíduos de rochas ornamentais em massa cerâmica vermelha para a utilização em processos de conformação por prensagem – David Guilhon.
- A experiência do usuário (UX) em interfaces gráfico-informacionais: um estudo de caso dos aplicativos de educação em saúde da UNASUS/UFMA – Eurides Florindo de Castro Junior.
- Usuário infantil e e-book: um olhar para o portal Biblon – Edilson Thialison da Silva Reis.
- A multimídia na apresentação de projetos de arquitetura e design de interiores: a comunicação com o público idoso – Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino Castro.
- Avaliação de compósito obtido de resíduos da construção civil e PET – Jamerson Araújo Farias.
- Padrões de interação para ferramentas de autoria de storytellings infantis – Pamela Torres Maia Beckman da Cruz.
- Avaliação de componentes informacionais de etiquetas de roupas: o caso de etiquetas de roupas infantis de 0 a 7 anos em São Luís – MA – Tatiana Barros de Oliveira Nunes.
- Ficha técnica no processo de desenvolvimento de produtos de vestuário: considerando o conteúdo informalidade – Ana Laís de Oliveira Monte.
- Mídias dinâmicas em book apps infantis: a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura – Daniella Carvalho Pereira dos Santos.
- O usuário idoso e as interfaces de autoatendimento bancário: estudo de caso com um banco brasileiro – Erika Veras de Castro.
- Sistemas de interação e navegação em livros digitais: proposta de modelo de análise descritivo-normativo – Felipe de Souza Ladeira.
- Bloco de adobe: efeitos da adição de fibra do epicarpo do babaçu – Francisco Armond do Amaral.
- Contribuição do design estratégico para a mobilidade urbana de são luís: análise estratégica dos terminais de integração – Marcus Gusmão Ferreira Santos Silva.
- No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de produtos – Nayara Chaves Ferreira Perpetuo.
- A influência da articulação tipográfica na legibilidade, leiturabilidade e usabilidade de um aplicativo de bulário: uma análise do aplicativo móvel MedSUS – Ricardo Jessé Santana da Costa.
- Estética visual e experiência do usuário em interfaces humano-computador: um estudo de caso de sistemas de gestão de atividades de ensino (SiGAEs) – Waldeilson Paixão Souza da Silva.
- Cores locais: Práticas, saberes e ressignificações dos usos de tingimentos naturais – Cláudia do Rosário Matos Nogueira.
- O que tenho e o que preciso: o morador do “Minha casa minha vida” e o uso de placas cerâmicas – Izabel Cristina Melo de Oliveira Nascimento.
- Padrões de design de interação para Sistemas de Recomendação – Leanjoelson Souza Andrade.
- Design de produção na narrativa transmídia: recomendações para projeto visual em múltiplos suportes midiáticos – Lucas de Moura Kurz.
- Um estudo sobre a apropriação de acordo com a experiência do usuário: a estética da forma de embalagens de água mineral gourmet – Luciano César Cerveira Tavares.
- O avesso: alcances e limites da consultoria em design na Associação de Mulheres da Agulha Criativa, em São João dos Patos – MA – Márcio Soares Lima.
- Artefatos de design: Uma análise do processo de criação com base na gamificação – Paulo Roberto Martins Coelho.
- Correspondências por meio de ferramentas de design: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?) – Raiama Lima Portela.
- Percepção do risco pela percepção do formato e pela cor de embalagens de produtos químicos – Ricardson Borges Vieira.
- Colaboração e correspondências: o design participativo no complexo de valores da renda de bilro na Raposa – MA – Camila de Padua Aboud.
- Compósito de solo-cimento e resíduos de construção e demolição: perspectivas de materiais sustentáveis – Julyana da Silva Lima.
- A produção de biojoias e sua correlação com os aspectos de uso: o estudo de caso das artesãs do Ceprama – Keila V. Fernandez.
- O design no processo de gamificação: reabilitação de pacientes com sequelas motoras Pós-AVC – Larissa Karla Reis Sá Alves.
- Marcas: avaliação da gestão do Design em microempresas – Marina S. S. Lavareda.
- Design de informação e interação: um estudo exploratório em portais de Assessorias de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior – Maureen Cerveira Carvalho.
- O aproveitamento do resíduo sólido de polietileno de baixa densidade na produção de ladrilhos hidráulicos – Mauro Souza Reis.
- A representação tridimensional física e a ergonomia no projeto de produtos: a visão de professores, estudantes e profissionais do design – Paula dos Santos Maia.
- Desenvolvimento de vidrado cerâmico mediante incorporação de resíduos sólidos – Railde Paula Diniz Araujo.
- Comportamento intuitivo no preparo de equipes cirúrgicas e a percepção da equipe: o caso de um hospital privado em São Luís, Maranhão – Raissa Muniz Pinto.
- Elementos visuais no design de interface: Uma análise da usabilidade e jogabilidade de jogos digitais de consoles portáteis – Ana Carolina Generoso de Aquino.
- Ferramenta auditiva (áudio 3D): estudo da satisfação do deficiente visual na interação com interfaces digitais (smartphones) – Ana Paula Araújo Trinta.
- A customização automotiva sob a ótica do design emocional – Antonio Pires Farias Junior.
- Características anatômicas tipográficas e sua influência no reconhecimento da letra: estudo dos materiais didáticos para terceira idade na UNITI/UFMA – Arthur José Silva Marques.
- A personalização de interfaces gráficas de ferramentas de autoria de e-books com foco nas necessidades dos usuários: Estudo de Caso da SAITEBooker – Camila Santos de Castro e Lima.
- Cultura construtiva à luz do design territorial: a valorização de um saber tradicional na comunidade de Canelatiua localizada em Alcântara – MA – Fabiana Aquino de Moraes Rêgo.
- Caretas e máscaras: design em correspondências com os materiais no artesanato da Costa Rica e do Maranhão – Gloriana Solis Alpizar.
- Design participativo para cultura patrimonial: contribuições metodológicas no bairro do desterro – Centro Histórico de São Luís – MA – Nathalia Rodrigues Pinheiro.
- Caracterização de identidade cultural em projeto gráfico de curta animação – Nikole Melo de Mendonça.
- O processo projetual do design de interiores e a integração dos princípios da sustentabilidade; foco na dimensão econômica – Pedro Rocha Sousa Filho.
- Reciclagem de resíduos da bauxita em ladrilhos hidráulicos – Rodrigo Andrés Martínez Torres.
- A tradição do punhado: avaliação da incorporação da cinza de taquipé (Triplaris sp.) em argila vermelha na produção artesanal – Samuel da Silva Miranda.
- Correspondências por meio de sementes: saberes, sustentabilidade e produção artesanal – Tayomara Santos dos Santos.
- Narrativas do design em livros digitais: Experiência de Leitura e Compreensão Literal do Usuário Infantil da Geração Alpha – Thaís Lemos Lima.
- Design de base popular: o caso do trabalho dos vendedores ambulantes em São Luís – MA; foco na função prática – Yrisvanya Joana Macedo.
- Correspondências para um design autônomo tzeltal: práticas num laboratório de design para criadoras de tecidos em Chiapas – Zita Carolina González Guzmán.
- Design participativo com usuários transgêneros – Rafael Ricarte de Souza.
- Escala Auditiva Binaural: validação de uma ferramenta de avaliação da satisfação considerando as pessoas com deficiência visual – Débora Regina Silva Campos.
- Reconhecimento e Memória: Um estudo sobre cegueira botânica e azulejos do Centro Histórico de São Luís – MA – Susana dos Santos Dominici.
- O Patrimônio Azulejar de São Luís – MA e a relação das pessoas com os produtos inspirados nos objetos culturais – Keity Lílian Barbosa Martins Silva.
- Modelagem plana do vestuário: aplicação e experiências de design participativo – Élida Belquice de Araújo Santiago.
- A percepção do Design no desenvolvimento de StartUps do Programa Inova Maranhão – André Álvares Fernandes da Silva.
- Experimento com resíduos de Juçara: design participativo e práticas de correspondências na comunidade do Maracanã-MA – Caroline Pedraça Santos.
- Contribuições do Design Educacional para processos de Gamificação – Silvestre Matos de Carvalho
- RESÍDUO DE MADEIRA: um estudo exploratório do potencial industrial para o desenvolvimento de novos revestimentos – Andréa Souza Saad Petrus.
- Conhecimentos tácito e técnico: implementações na função prática de artefatos de apoio à venda de trabalhadores informais em São Luís-MA – André Luís de Oliveira Lima.
- Experimentos de design na educação online: a criação participativa do conhecimento no ensino superior de design por meio de sondas – Pedro Paulo Bezerra Rodrigues.
- EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR TRABALHADORAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE SÃO LUÍS – MA: prospecção no Design – Mayanne Camara Serra.
- Estratégia do Design para a Gestão da cultura empreendedora de micro e pequenos empreendedores – Camila Ferreira Santos
- Perspectivas no design sustentável: uma análise comparativa entre telhas convencionais e telhas de concreto com resíduo de bauxita – Mayara Maluf Gomes.
- Design de interação em jogos digitais: análise da mecânica estrutural em smartphones – Laís Soares Nehme.
- O DESIGN NA LINGUAGEM CINEMATOGRÀFICA: Uma proposta de análise da imagem – Melissa Almeida Silva.
- Contribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiras – Alessandra Maria de Aguiar Xavier.
- PROJETO COMUNITÁRIO: uma análise à luz do Design participativo – Flavia Helena Mello Moraes Correia.
- O OLHAR DO DESIGN NA PSICOSE INFANTIL: uma experiência com os livros digitais – Anne Ramayhara Mendes Gomes.
- Metodologia Ativa Aplicada ao Ensino de Técnicas de Ilustrações em Cursos de Design – José de Ribamar Mattos Júnior.
- As terras de Monge Belo: as práticas locais e o design participativo relacional na produção dos colorantes naturais – Gabriela Ramos Ferreira.
- Metrificação da memória de trabalho nos elementos do material design: experimento em um protótipo para smartphone – Lucas Mendes Pinheiro.
- Intervenção ergonômica no trabalho em olarias artesanais: o caso do município de Rosário – MA – Ana Tássia Silva Franco.
- Chatbots: Um estudo sobre sistemas conversacionais e a experiência das pessoas usuárias sob a perspectiva de uma nova interação – Tainara Serra Costa.
- Ergonomia e Home Offices: uma intervenção ergonômica no trabalho de mulheres autônomas em estado gestacional; o caso de São Luís – MA – Ludmilla Bragança Veloso.
- AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE: design participativo com os produtores dos bordados do Boi da Floresta – Priscilla Penha Coelho.
- Acessibilidade de Usuários com Deficiência Visual: Contribuições do Design de Informação e Interação para Interface de Portal de Periódicos Científicos – Iraceles Cardoso Luzo
- Design de Serviço e atmosfera do ambiente: Um estudo de caso em um supermercado gourmet em São Luís/MA – Rebeca Gomes Batista Rodrigues
- FIOS DE SUSTENTABILIDADE: explorando o potencial da fibra de bananeira em revestimentos decorativos artesanais – Mariany Costa Carvalho
- PESQUISA E INOVAÇÕES SOBRE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Recursos Educacionais da UNA.SUS/UFMA para Daltônicos – Camilla Costa Bacelar
- RECURSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS EM VÍDEOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: proposta de validação de protocolo de avaliação – Fernanda Fonseca Neves
- SEDIMENTOS DE UM ECOSSISTEMA LITORÂNEO: experimentações com pó de exoesqueleto de caranguejo orientado ao design sustentável – Isis Lisbôa Valle Ferreira
- CIDADES INTELIGENTES E AS PRAÇAS CENTRAIS URBANAS: uma análise em São Luís (MA) – Lorena Victoria Pereira da Silva
- Azulejo Tátil: Contribuições da abordagem centrada no ser humano para a inclusão da pessoa com deficiência visual. – Samuel Renato de Oliveira Silva
- PERCEPÇÕES SOBRE SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE NO POVOADO DE BEBEDOURO, EM SANTO AMARO DO MARANHÃO, POR MEIO DE ABORDAGENS DO DESIGN PARTICIPATIVO – Shirlen Caroline Rabelo Cabral
- CUIDADO E AUTOCUIDADO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: designantropologia para a cocriação de futuros possíveis com mães de crianças com espectro autista – Alessandra Maria Silva Santos Maia
- ACESSO PERMITIDO: modelo de Implementação da audiodescrição fílmica na “Cinemateca Virtual Guarnicê” para pessoas com deficiência visual – Saulo Simões da Silva
- EXPERIÊNCIAL EMOCIONAL NA ERA DIGITAL: Mapeando a Jornada de Consumo com Gastronomia local – Fernanda Kelly Cruz Passos