Dissertações defendidas

Confira os downloads disponíveis em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/635

  1. Análise de jogos digitais aspectos da linguagem visual relacionados às estratégias de navegação e processos da comunicação interativa em dispositivos portáteis – Bruno Serviliano Santos Farias.
  2. Design e sustentabilidade ambiental: potencialidade de aproveitamento da pele da pescada amarela – Camila Andrade dos Santos.
  3. Cerâmica do quilombo de Itamatatiua: interações do design com o artesanato voltadas à sustentabilidade – Glauba Alves do Vale Cestari.
  4. Avaliação dos significados cognitivos atribuídos aos gestos interativos de mãos livres em softwares com ambiente virtual 3D: uma abordagem semiótica – Inaldo Azevedo Maia Filho.
  5. Estratégias de design sustentável para construção de identidades Terroir no Maranhão – Isabela Carla Bastos Ribeiro.
  6. Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais – João Rocha Raposo.
  7.  Contribuições do design para o desenvolvimento sustentável da produção artesanal – Márcio James Soares Guimarães.
  8. A apresentação gráfica e de conteúdo informacional e a compreensibilidade de sinais de advertência: o caso das embalagens de brinquedos comercializadas em São Luís-MA – Patrícia Régia Sodré Nicácio.
  9.  Padrões de design de interação para aplicativos de comércio televisivo com foco na experiência do usuário – Rosendy Jess Fernandez Galabo.
  10. Desenvolvimento de Heurísticas para a Avaliação das Regras de Jogos de Tabuleiro a partir da Modelagem de Interação e da Avaliação de Usabilidade – Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.
  11. Ícones digitais da ferramenta de autoria de objeto de aprendizagem Cacuriá: uma proposta – Jesiel de Sales Pontes.
  12. Levantamento e análise do processo projetual de artefatos multimídia populares – aparelhagens – João Roberto dos Santos Soares.
  13. Análise da adição de resíduo de ossos bovinos e rochas ornamentais em massa cerâmica branca para utilização em processos de conformação – Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães.
  14. Usabilidade em sites de literatura infantil: estudo de caso Portal Biblon – Luciana Santos Sousa.
  15. Ecoeficiência e gestão do design: conceitos para proposta de Programa de Gestão Ambiental para a Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Lílian Thais Cantanhêde Rocha.
  16. Design e Estratégia: a identificação dos impactos ambientais nos processos da construção civil, um estudo de caso na Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Mariana Sousa Valporto.
  17. Implicações do uso de smartphones como ferramentas de interatividade para participação no contexto da celebração da santa missa – Pablo Diego de Araújo Neves.
  18. Estratégias de design sustentável para a valorização dos recursos locais a partir do estudo da cadeia do babaçu no município de Itapecuru Mirim – Valquíria Aires Viegas.
  19. Análise de pictogramas (ícones) em aplicativos de smartphones: o caso do APP Meu Ônibus MOB – São Luís – Alexsandro Pereira Soares.
  20. Design de sistemas para a sustentabilidade: estratégias para o turismo ecoeficiente no centro histórico de São Luís – Bruno Charles Oliveira Sousa.
  21. Criação de e-book como ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior: uma análise dos elementos gráficos do design – Davidson Lima Barros.
  22. Análise da adição de resíduos de rochas ornamentais em massa cerâmica vermelha para a utilização em processos de conformação por prensagem – David Guilhon.
  23. A experiência do usuário (UX) em interfaces gráfico-informacionais: um estudo de caso dos aplicativos de educação em saúde da UNASUS/UFMA – Eurides Florindo de Castro Junior.
  24. Usuário infantil e e-book: um olhar para o portal Biblon – Edilson Thialison da Silva Reis.
  25. A multimídia na apresentação de projetos de arquitetura e design de interiores: a comunicação com o público idoso – Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino Castro.
  26. Avaliação de compósito obtido de resíduos da construção civil e PET – Jamerson Araújo Farias.
  27. Padrões de interação para ferramentas de autoria de storytellings infantis – Pamela Torres Maia Beckman da Cruz.
  28. Avaliação de componentes informacionais de etiquetas de roupas: o caso de etiquetas de roupas infantis de 0 a 7 anos em São Luís – MA – Tatiana Barros de Oliveira Nunes.
  29. Ficha técnica no processo de desenvolvimento de produtos de vestuário: considerando o conteúdo informalidade – Ana Laís de Oliveira Monte.
  30. Mídias dinâmicas em book apps infantis: a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura – Daniella Carvalho Pereira dos Santos.
  31. A experiência do usuário (UX) em interfaces gráfico-informacionais: um estudo de caso dos aplicativos de educação em saúde da UNASUS/UFMA – Erika Veras de Castro.
  32. Sistemas de interação e navegação em livros digitais: proposta de modelo de análise descritivo-normativo – Felipe de Souza Ladeira.
  33. Bloco de adobe: efeitos da adição de fibra do epicarpo do babaçu – Francisco Armond do Amaral.
  34. Contribuição do design estratégico para a mobilidade urbana de são luís: análise estratégica dos terminais de integração – Marcus Gusmão Ferreira Santos Silva.
  35. No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de produtos – Nayara Chaves Ferreira Perpetuo.
  36. A influência da articulação tipográfica na legibilidade, leiturabilidade e usabilidade de um aplicativo de bulário: uma análise do aplicativo móvel MedSUS – Ricardo Jessé Santana da Costa.
  37. Estética visual e experiência do usuário em interfaces humano-computador: um estudo de caso de sistemas de gestão de atividades de ensino (SiGAEs) – Waldeilson Paixão Souza da Silva.
  38. Cores locais: Práticas, saberes e ressignificações dos usos de tingimentos naturais – Cláudia do Rosário Matos Nogueira.
  39. O que tenho e o que preciso: o morador do “Minha casa minha vida” e o uso de placas cerâmicas – Izabel Cristina Melo de Oliveira Nascimento.
  40. Padrões de design de interação para Sistemas de Recomendação – Leanjoelson Souza Andrade.
  41. Design de produção na narrativa transmídia: recomendações para projeto visual em múltiplos suportes midiáticos – Lucas de Moura Kurz.
  42. Um estudo sobre a apropriação de acordo com a experiência do usuário: a estética da forma de embalagens de água mineral gourmet – Luciano César Cerveira Tavares.
  43. O avesso: alcances e limites da consultoria em design na Associação de Mulheres da Agulha Criativa, em São João dos Patos – MA – Márcio Soares Lima.
  44. Artefatos de design: Uma análise do processo de criação com base na gamificação – Paulo Roberto Martins Coelho.
  45. Correspondências por meio de ferramentas de design: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?) – Raiama Lima Portela.
  46. Percepção do risco pela percepção do formato e pela cor de embalagens de produtos químicos – Ricardson Borges Vieira.
  47. Colaboração e correspondências: o design participativo no complexo de valores da renda de bilro na Raposa – MA – Camila de Padua Aboud.
  48. Compósito de solo-cimento e resíduos de construção e demolição: perspectivas de materiais sustentáveis – Julyana da Silva Lima.
  49. A produção de biojoias e sua correlação com os aspectos de uso: o estudo de caso das artesãs do Ceprama – Keila V. Fernandez.
  50. O design no processo de gamificação: reabilitação de pacientes com sequelas motoras Pós-AVC – Larissa Karla Reis Sá Alves.
  51. Marcas: avaliação da gestão do Design em microempresas – Marina S. S. Lavareda.
  52. Design de informação e interação: um estudo exploratório em portais de Assessorias de Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior – Maureen Cerveira Carvalho.
  53. O aproveitamento do resíduo sólido de polietileno de baixa densidade na produção de ladrilhos hidráulicos – Mauro Souza Reis.
  54. A representação tridimensional física e a ergonomia no projeto de produtos: a visão de professores, estudantes e profissionais do design – Paula dos Santos Maia.
  55. Desenvolvimento de vidrado cerâmico mediante incorporação de resíduos sólidos – Railde Paula Diniz Araujo.
  56. Comportamento intuitivo no preparo de equipes cirúrgicas e a percepção da equipe: o caso de um hospital privado em São Luís, Maranhão – Raissa Muniz Pinto.
  57. Elementos visuais no design de interface: Uma análise da usabilidade e jogabilidade de jogos digitais de consoles portáteis – Ana Carolina Generoso de Aquino.
  58. Ferramenta auditiva (áudio 3D): estudo da satisfação do deficiente visual na interação com interfaces digitais (smartphones) – Ana Paula Araújo Trinta.
  59. Características anatômicas tipográficas e sua influência no reconhecimento da letra: estudo dos materiais didáticos para terceira idade na UNITI/UFMA – Arthur José Silva Marques.
  60. A personalização de interfaces gráficas de ferramentas de autoria de e-books com foco nas necessidades dos usuários: Estudo de Caso da SAITEBooker – Camila Santos de Castro e Lima.
  61. Caretas e máscaras: design em correspondências com os materiais no artesanato da Costa Rica e do Maranhão – Gloriana Solis Alpizar.
  62. O processo projetual do design de interiores e a integração dos princípios da sustentabilidade; foco na dimensão econômica – Pedro Rocha Sousa Filho
  63. Reciclagem de resíduos da bauxita em ladrilhos hidráulicos – Rodrigo Andrés Martínez Torres.
  64. A tradição do punhado: avaliação da incorporação da cinza de taquipé (Triplaris sp.) em argila vermelha na produção artesanal – Samuel da Silva Miranda.
  65. Correspondências por meio de sementes: saberes, sustentabilidade e produção artesanal – Tayomara Santos dos Santos.
  66. Narrativas do design em livros digitais: Experiência de Leitura e Compreensão Literal do Usuário Infantil da Geração Alpha – Thaís Lemos Lima.
  67. Design de base popular: o caso do trabalho dos vendedores ambulantes em São Luís – MA; foco na função prática – Yrisvanya Joana Macedo.
  68. Correspondências para um design autônomo tzeltal: práticas num laboratório de design para criadoras de tecidos em Chiapas – Zita Carolina González  Guzmán.