Dissertações defendidas

1. Padrões de design de interação para aplicativos de comércio televisivo com foco na experiência do usuário – Rosendy Jess Fernandez Galabo.

2. Análise de jogos digitais aspectos da linguagem visual relacionados às estratégias de navegação e processos da comunicação interativa em dispositivos portáteis – Bruno Serviliano Santos Farias.

3. Design e sustentabilidade ambiental: potencialidade de aproveitamento da pele da pescada amarela – Camila Andrade dos Santos.

4. A apresentação gráfica e de conteúdo informacional e a compreensibilidade de sinais de advertência: o caso das embalagens de brinquedos comercializadas em São Luís-MA – Patrícia Régia Sodré Nicácio.

5. Contribuições do design para o desenvolvimento sustentável da produção artesanal – Márcio James Soares Guimarães.

6. Estratégias de design sustentável para construção de identidades Terroir no Maranhão – Isabela Carla Bastos Ribeiro.

7. Avaliação dos significados cognitivos atribuídos aos gestos interativos de mãos livres em softwares com ambiente virtual 3D: uma abordagem semiótica – Inaldo Azevedo Maia Filho.

8. Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais – João Rocha Raposo.

9. Cerâmica do quilombo de Itamatatiua: interações do design com o artesanato voltadas à sustentabilidade – Glauba Alves do Vale Cestari.

10. Análise de pictogramas (ícones) em aplicativos de smartphones: o caso do APP Meu Ônibus MOB – São Luís – Alexsandro Pereira Soares

11. Desenvolvimento de Heurísticas para a Avaliação das Regras de Jogos de Tabuleiro a partir da Modelagem de Interação e da Avaliação de Usabilidade – Allan Kássio Beckman Soares da Cruz.

12.  Criação de e-book como ferramenta de apoio à aprendizagem no ensino superior: uma análise dos elementos gráficos do design – Davidson Lima Barros.

13. Usuário infantil e eBook: um olhar para o portal Biblon – Edilson Thialison da Silva Reis.

14. A experiência do usuário (UX) em interfaces gráfico-informacionais: um estudo de caso dos aplicativos de educação em saúde da UNASUS/UFMA – Eurides Florindo de Castro Junior.

15. Ícones digitais da ferramenta de autoria de objeto de aprendizagem Cacuriá: uma proposta – Jesiel de Sales Pontes. 

16. Levantamento e análise do processo projetual de artefatos multimídia populares – aparelhagens – João Roberto dos Santos Soares.

17. Análise da adição de resíduo de ossos bovinos e rochas ornamentais em massa cerâmica branca para utilização em processos de conformação – Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães.

18. Ecoeficiência e gestão do design: conceitos para proposta de Programa de Gestão Ambiental para a Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Lílian Thais Cantanhêde Rocha.

19. Usabilidade em sites de literatura infantil: estudo de caso Portal Biblon – Luciana Santos Sousa.

20. Design e Estratégia: a identificação dos impactos ambientais nos processos da construção civil, um estudo de caso na Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Mariana Sousa Valporto.

21. Implicações do uso de smartphones como ferramentas de interatividade para participação no contexto da celebração da santa missa – Pablo Diego de araújo Neves.

22. Estratégias de design sustentável para a valorização dos recursos locais a partir do estudo da cadeia do babaçu no município de Itapecuru Mirim – Valquíria Aires Viegas.