O PPGDg (Programa de Pós-Graduação em Design)  iniciou suas atividades no dia 13 de Janeiro de 2012, quando aconteceu a primeira reunião relativa ao processo de implantação e consolidação do curso de Mestrado em design (nível Acadêmico), após a sua aprovação e recomendação durante a 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), CAPES, realizada entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2011, em Brasília.

           De maneira geral, o objetivo é envolver discussão e conhecimento a respeito do desenvolvimento de produtos, a nível de pesquisas descritivas e experimentais, visando a solução de problemas inerentes a sociedade como um todo. O foco é o design como uma ciência interdisciplinar que busca suprir as necessidades humanas. A história tem mostrado o Design como uma atividade de largo espectro disciplinar a qual teve, e tem tido, papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Designers tem contribuído para esse desenvolvimento atrás da solução de problemas desafiadores por inovar e melhorar a maneira como se produz e como se vive. A pesquisa e a tecnologia em Design propicia possibilidades e tem uma enorme responsabilidade na solução e/ou mitigação de problemas dos dias atuais impostos pelas necessidades do Homem, como seu foco de atenção.

          A preservação do meio ambiente e o design na ação tecnológica, no que diz respeito à multimídia, são pontos críticos na problemática imposta pelo desenvolvimento humano. São aspectos importantes em pesquisa e desenvolvimento que envolvam Design. Desenvolvimento sustentável não é mais uma opção ou estratégia política, mas sim a busca pela sobrevivência e qualidade de vida de gerações futuras. A tecnologia digital e a multimídia, principalmente no presente século, também vem contribuindo como um meio de desenvolvimento da sociedade, por meio de sistemas informacionais em vários âmbitos e setores (como por exemplo, a educação, o marketing, serviços e ambientes) e são considerados de suma importância para o design de produtos que possam garantir a rapidez nas trocas de informações como um todo otimizando a relação homem-homem e homem-sistemas. Pode-se afirmar que Design é uma ciência que busca, por meio de pesquisas, otimizar o bem estar da sociedade. Ao se falar, portanto, em pesquisa em design, pode-se separar o tema entre pesquisa social, acadêmica e científica, com enfoque mais teórico, onde pesquisadores em design procuram entender a relevância do design na sociedade levantando questões para reflexão e discussão, e a pesquisa com teor mais prático, analítica, encomendada para se propor novas idéias que possam vir a ser utilizadas em produtos e serviços no mercado consumidor. A pesquisa em design tem, também, o objetivo de prover diretrizes para novos projetos a partir de estudos comprovados em testes científicos, criando assim bases que podem servir de apoio para, por exemplo, a criação de um novo projeto, o oferecimento de um novo serviço, a melhoria de produtos já existentes ou até mesmo levantar uma nova questão para discussão. Por ser uma área bastante abrangente, o design está num crescente no tocante à quantidade de pesquisas relevantes e necessárias à sociedade.

          A ciência e a tecnologia caminham lado a lado tendo o design como norteador da sua fusão, buscando a sua implementação nos problemas da sociedade. Esta é a premissa básica do PPGDg, devendo ser aplicada em circunstâncias que abranjam o Estado do Maranhão e as regiões Norte e Nordeste.

          O curso de Mestrado em Design da UFMA busca oferecer aos seus alunos a oportunidade de estender e aprofundar, de maneira autônoma, conhecimentos obtidos na Graduação. Propõe-se, ainda, a formar docentes pesquisadores, e profissionais interessados em aumentar seu potencial de geração, difusão e otimização de conhecimentos estéticos e técnicos, relacionados com o processo produtivo de bens e serviços. Empenha-se, também, para viabilizar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país, e fundamentalmente, do Norte- Nordeste. A formação do Mestre em Design como aqui proposto se constitui como elemento de impacto social da região por possuir instrumental teórico prático suficiente para solucionar problemas com consciência da responsabilidade pelo desenvolvimento regional e humano. É necessário ressaltar que, o Mestre em Design que formará será um profissional de Design com formação em nível elevado, com consciência social e um agente multiplicador de área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste.