Eventos promovem o PPGDesign e o Programa de Cooperação Acadêmica da UFMA

SÃO LUÍS – Teve início, na manhã desta segunda-feira, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Design e o I Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica. Com a realização de grupos de trabalho, mesas-redondas e palestras, os eventos têm o objetivo de promover o programa de mestrado em Design, assim como esclarecer dúvidas acerca do programa acadêmico, que é realizado por meio da Capes.

A Jornada ocorre como uma forma de integração entre o programa de mestrado em Design da UFMA e a graduação, contando, ainda, com representantes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituições que fazem parte do Procad juntamente com a UFMA. Essa interação tem sido uma forma de estimular os estudantes a conhecer mais sobre o programa de Pós-Graduação em Design da UFMA, como afirma a vice-coordenadora da jornada, professora Raquel Noronha.

“Essa jornada surgiu da necessidade de divulgarmos mais a nossa pós-graduação, e essa possibilidade de ter as apresentações orais dos trabalhos dos mestrandos incentiva bastante os alunos da graduação. Vai ser uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, outras visões e pesquisas de outros estados. E, por meio do Procad, que tem essa parceria com a UEMG e com a UFPR, viemos juntar forças para fortalecer o nosso programa em design aqui da UFMA”, explicou.

A mesa de abertura, com o tema “Design Social e Acessibilidade”, foi ministrada pela professora Maria Lúcia Okimoto, da UFPR. Na ocasião, foi apresentada a perspectiva do design com aspectos voltados ao ser humano, considerando o acesso das pessoas com deficiência a esses aspectos.

Design social é tudo o que relaciona o designer com a sua responsabilidade social: a qualidade de vida, a relação com o ser humano. Então você vai trabalhar desde produtos que vão atender à comunidade com saberes e práticas até a relação da acessibilidade com esse ambiente. Então, dentro da área do design social, eu tenho trabalhado com a acessibilidade, porque buscamos dar condições de qualidade para que esse indivíduo tenha acesso aos mais variados ambientes e para que ele tenha a oportunidade de aprendizagem”, pontuou a docente.
Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: TwitterFacebookInstagramYouTube RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque